Como ganhar dinheiro com minhas composições!

Conteúdo em etapas

COMPARTILHE:

Esse artigo é pra você meu amigo compositor que deseja ganhar dinheiro e viver de música mas ainda não sabe como fazê-lo.

Antes de prosseguir com a leitura, recomendamos que você aprenda a registrar seus direitos autorais, e caso você não ainda não saiba como registrar seus direitos autorais, leia esse Post onde te ensinamos o passo-a passo para registrar sua composição – atualizado 2023.

Se tem uma dúvida que todo músico/compositor iniciante tem, é essa: Como monetizar suas composições? Não é mesmo?

Filiando-se a uma associação do ECAD:

O primeiro passo para ganhar dinheiro em cima das suas composições é se filiar a uma das associações do ECAD, nas quais tem a missão de garantir que o artista/compositor receba tudo que lhe é devido sobre seus direitos autorais.

Para isso preparamos um Post exclusivo onde preparamos um vídeo sobre como se associar a uma das 7 Associações do ECAD, é muito importante que esse passo seja realizado da maneira correta pois se for realizado incorretamente você corre o risco de não receber o dinheiro pelos seus direitos autorais, portanto tome muito cuidado e se necessário for, tire suas dúvidas com a Associação do ECAD escolhida!

O que é o ECAD e suas Associações:

Para quem não sabe o ECAD é a sigla para Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, além disso o ECAD é uma instituição sem fins lucrativos, instituída pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pelas leis federais 9.610/98 e 12.853/13.

Portanto, toda vez que sua música tocar seja nas Rádios, TV ‘s, Eventos etc. o ECAD vai cobrar desses estabelecimentos, a execução pública referente os direitos autorais da sua obra, Já as associações são responsáveis por repassar ao titular (compositor) o valor arrecadado.

Reúna a documentação necessária:

Abaixo listamos o passo-a passo para você se filiar a uma associação do ECAD:

  • Escolha uma das associações do ECAD
  • Prepare uma cópia da letra e partitura da música, em folhas avulsas de papel A4 e rubrique cada uma das folhas.
  • Necessário cópia de Identidade, CPF e comprovante de endereço, Informações bancárias para o depósito em sua conta Duas fotos 3×4;
  • Preencha a proposta de filiação: A Proposta de filiação na ABRAMUS é totalmente gratuita e não inclui nenhum tipo de mensalidade ou cobrança. Clique nesse link para ter aceso a proposta de filiação.
  • Defina seu tipo de filiação e clique em uma delas: De Pessoa Física / De Pessoa Jurídica / Para Herdeiro / Para menores de 18.
  • Reúna a documentação.

Envio da documentação:

A documentação pode ser entregue pessoalmente em alguma filial da ABRAMUS ou também pode ser enviada via correios.

⚠️ATENÇÃO: Para entregar pessoalmente a uma filial é necessária que você residir nesta mesma cidade, e agendar antecipadamente a entrega dos documentos

As cidades em que pode entregar a proposta de filiação pessoalmente e seus respectivos contatos para o agendamento são estas aqui.

Se você não mora em nenhuma dessas cidades, o envio da documentação deverá ser feito via correios.

Caso você ainda tiver alguma dúvida sobre a proposta de filiação, recomendo que enviem um e-mail para o pessoal da ABRAMUS:

[email protected]

Estou insatisfeito com minha associação, posso mudar?

Se eu quiser mudar de associação, pode?
Sim, se por acaso você é afiliado a uma outra associação você pode simplesmente migrar para ABRAMUS e vice-versa, você meu amigo compositor tem a liberdade de escolher a associação que lhe atenda da melhor forma possível!.

Para tanto você precisa seguir os procedimentos de transferência abaixo:

  • Desligar-se da associação anterior.
  • Escolher uma nova filiação.
  • Repetir os processos acima mencionados.
  • Ganhar dinheiro com minhas composições!
  • Certo agora que você sabe como ganhar dinheiro com suas composições, você está quase pronto para monetizar seu trabalho! Só falta um detalhe: Divulgação da sua Obra.

Ganhando dinheiro com sua música após filiação:

Não basta somente filiar a uma associação do ECAD, agora você tem que fazer com que sua música toque nas rádios, TVs, streamings e eventos por todo Brasil! Assim toda vez que a sua música tocar nesses ambientes e o fiscal do ECAD captar, você vai receber o valor pela execução da sua música.

Para isso, nós criamos o Festival do Compositor: Um espaço para todo compositor que deseja apresentar suas composições para artistas e produtores de todo Brasil, caso tenha interesse clique para saber mais!

Receba atualizações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Artigos Relacionados: