Se tem uma dúvida que todo músico/compositor iniciante tem, é essa: Como monetizar suas composições? Não é mesmo?
Filiando-se a uma associação do ECAD:
O primeiro passo para ganhar dinheiro em cima das suas composições é se filiar a uma das associações do ECAD, nas quais tem a missão de garantir que o artista/compositor receba tudo que lhe é devido sobre seus direitos autorais.
Para isso preparamos um Post exclusivo onde preparamos um vídeo sobre como se associar a uma das 7 Associações do ECAD, é muito importante que esse passo seja realizado da maneira correta pois se for realizado incorretamente você corre o risco de não receber o dinheiro pelos seus direitos autorais, portanto tome muito cuidado e se necessário for, tire suas dúvidas com a Associação do ECAD escolhida!
O que é o ECAD e suas Associações:
Para quem não sabe o ECAD é a sigla para Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, além disso o ECAD é uma instituição sem fins lucrativos, instituída pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pelas leis federais 9.610/98 e 12.853/13.
Portanto, toda vez que sua música tocar seja nas Rádios, TV ‘s, Eventos etc. o ECAD vai cobrar desses estabelecimentos, a execução pública referente os direitos autorais da sua obra, Já as associações são responsáveis por repassar ao titular (compositor) o valor arrecadado.
Reúna a documentação necessária:
Abaixo listamos o passo-a passo para você se filiar a uma associação do ECAD:
- Escolha uma das associações do ECAD
- Prepare uma cópia da letra e partitura da música, em folhas avulsas de papel A4 e rubrique cada uma das folhas.
- Necessário cópia de Identidade, CPF e comprovante de endereço, Informações bancárias para o depósito em sua conta Duas fotos 3×4;
- Preencha a proposta de filiação: A Proposta de filiação na ABRAMUS é totalmente gratuita e não inclui nenhum tipo de mensalidade ou cobrança. Clique nesse link para ter aceso a proposta de filiação.
- Defina seu tipo de filiação e clique em uma delas: De Pessoa Física / De Pessoa Jurídica / Para Herdeiro / Para menores de 18.
- Reúna a documentação.
Envio da documentação:
A documentação pode ser entregue pessoalmente em alguma filial da ABRAMUS ou também pode ser enviada via correios.
⚠️ATENÇÃO: Para entregar pessoalmente a uma filial é necessária que você residir nesta mesma cidade, e agendar antecipadamente a entrega dos documentos
As cidades em que pode entregar a proposta de filiação pessoalmente e seus respectivos contatos para o agendamento são estas aqui.
Se você não mora em nenhuma dessas cidades, o envio da documentação deverá ser feito via correios.
Caso você ainda tiver alguma dúvida sobre a proposta de filiação, recomendo que enviem um e-mail para o pessoal da ABRAMUS:
Estou insatisfeito com minha associação, posso mudar?
Se eu quiser mudar de associação, pode?
Sim, se por acaso você é afiliado a uma outra associação você pode simplesmente migrar para ABRAMUS e vice-versa, você meu amigo compositor tem a liberdade de escolher a associação que lhe atenda da melhor forma possível!.
Para tanto você precisa seguir os procedimentos de transferência abaixo:
- Desligar-se da associação anterior.
- Escolher uma nova filiação.
- Repetir os processos acima mencionados.
- Ganhar dinheiro com minhas composições!
- Certo agora que você sabe como ganhar dinheiro com suas composições, você está quase pronto para monetizar seu trabalho! Só falta um detalhe: Divulgação da sua Obra.
Ganhando dinheiro com sua música após filiação:
Não basta somente filiar a uma associação do ECAD, agora você tem que fazer com que sua música toque nas rádios, TVs, streamings e eventos por todo Brasil! Assim toda vez que a sua música tocar nesses ambientes e o fiscal do ECAD captar, você vai receber o valor pela execução da sua música.
Para isso, nós criamos o Festival do Compositor: Um espaço para todo compositor que deseja apresentar suas composições para artistas e produtores de todo Brasil, caso tenha interesse clique para saber mais!